CNH Digital: saiba quanto custa e se vale a pena emitir o documento

Atualmente, estamos passando por uma forte digitalização de diversos aspectos importantes da nossa vida. Alguns desses aspectos chegam a ser preocupantes por diminuírem as relações sociais entre as pessoas. Já outros são muito positivos, tendo em vista que permitem que os indivíduos tenham acesso a documentos (como o CNH Digital) de forma simples e fácil através do aparelho celular.

Inclusive, o próprio aparelho celular está se tornando uma ferramenta indispensável diariamente. Você consegue acessar apps para ouvir música, assistir séries e até mesmo ganhar dinheiro usando seu aparelho. Contudo, programas sociais e documentos oficiais também conseguem ser beneficiados com essas ferramentas. Inclusive, há estados que usam cartões de vacina digitais.

(Reprodução: Pexels)

A CNH Digital ainda não é tão popular. Contudo, você pode ser muito beneficiado caso tenha acesso a essa modalidade do documento. Inclusive, talvez seja mais vantajoso usar a CNH Digital do que simplesmente ter acesso ao documento impresso tradicional.

Você sabe o que é CNH?

A CNH Digital é o tema principal da nossa matéria de hoje. Contudo, sabemos que há uma imensa quantidade de pessoas que sequer sabem o que significa CNH. Pensando nisso, vamos trazer algumas informações teóricas sobre a CNH tradicional, para depois, ainda neste texto, aprofundar informações sobre a CNH Digital e suas principais vantagens, além de como é possível emitir o documento digital.

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento obrigatório no Brasil para todos os cidadãos que têm o intuito de conduzir veículos automotores terrestres. Também conhecida como carteira de motorista, habilitação ou então carta de motorista, a CNH é uma prova que o indivíduo tem os requisitos mínimos para dirigir.

VEJA MAIS: Já conhece o Minha Casa Minha Vida? Descubra tudo!

A CNH contém diversas informações sobre o condutor, como fotografia, número de CPF e número de RG, entre outras informações importantes. Ela é emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e possui validade em todo o território brasileiro.

(Reprodução: Pexels)

A CNH é dividida em diferentes categorias, que determinam o tipo de veículo e a carga que o condutor está autorizado a dirigir. As categorias mais comuns são: A, B, C, D e E. Cada uma das categorias em questão tem suas particularidades. Dessa forma, é interessante que você avalie qual delas melhor se adequa ao seu perfil antes de conseguir a sua.

Caso a CNH seja perdida, seja por descuido, roubo ou furto, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência e, em seguida, solicitar uma segunda via do documento junto ao Detran. Os documentos necessários para solicitar a segunda via geralmente incluem carteira de identidade e CPF.

É importante destacar que o documento possui muitas outras informações que são importantes aos brasileiros. Contudo, nosso objetivo principal nesta matéria é falar sobre a CNH Digital. Sendo assim, recomendamos que você busque outras fontes de informações caso tenha interesse em saber mais sobre o documento tradicional (impresso).

Afinal, o que é o CNH Digital?

Você abriu essa matéria para ler informações sobre a CNH Digital, mas ainda nem falamos especificamente sobre o assunto. Calma, chegou o momento de você ter acesso a ainda mais informações sobre esse documento tão importante em sua nova modalidade: a digital.

(Reprodução: Pexels)

Antes de tudo, é interessante que você entenda a importância da digitalização desses documentos. Afinal, qual é o motivo do Governo estar tão interessado em constantemente transportar as informações que antes estavam disponíveis de forma impressa para o modelo digital?

LEIA MAIS: Melhor forma para assistir Pantanal!

Vale lembrar que o celular é uma ferramenta extremamente usada atualmente. Inclusive, alguns pensadores contemporâneos afirmam que os celulares são extensões do nosso corpo, devido ao tempo que passamos usando o aparelho. É mais fácil você sair de casa com seu smartphone do que com seus documentos.

VEJA TAMBÉM: Apps para assistir futebol on-line!

Além disso, os aparelhos celulares estão com capacidades de armazenamento cada vez maiores, fazendo com que seja possível armazenar cada vez mais aplicativos dentro desses aparelhos. Pensando dessa forma, faz muito sentido transportar esses documentos para dentro dos aparelhos celulares.

Entenda mais sobre a CNH Digital

A CNH Digital é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, que pode ser acessada através de um aplicativo no celular. Ela possui a mesma validade do documento físico e é uma forma segura de ter os documentos sempre à mão.

cnh digital
(Reprodução: Pexels)

A CNH Digital é disponibilizada por meio do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, que pode ser baixado na loja de aplicativos do smartphone. Para utilizar a CNH Digital, é necessário ter a versão atualizada da CNH física e também possuir um certificado digital ou realizar o cadastro no aplicativo com dados do governo.

Para obter a CNH Digital, é necessário seguir alguns passos. Primeiramente, deve-se fazer o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” na loja de aplicativos do smartphone, seja na Google Play Store (para dispositivos Android) ou na App Store (para dispositivos iOS, ou seja, aparelhos iPhone). Após o download, é preciso fazer o cadastro no aplicativo, utilizando os dados da conta gov.br, que é a plataforma do governo utilizada para diversos serviços.

(Reprodução: Pexels)

Dentro do aplicativo, é possível acessar a opção “Habilitação” no menu principal para ter acesso à CNH Digital. Em seguida, seleciona-se a opção “Toque para baixar sua CNH” e insere-se os números de registro da CNH física, que se encontram abaixo da foto do documento, juntamente com o código de segurança impresso no verso.

VEJA AQUI: Você já sabe como assistir TV on-line? Descubra agora!

É importante ressaltar que a CNH Digital não substitui a CNH física, mas possui a mesma validade legal. Portanto, o condutor pode optar por apresentar a CNH Digital quando solicitado por autoridades de trânsito ou outros órgãos competentes, desde que esteja com o celular em mãos.

É preciso pagar para emitir o documento digital?

Se você já possui sua CNH impressa, então deve ficar preocupado com os valores para adquirir a versão digital, tendo em vista que muitos consideram a versão impressa razoavelmente cara. Contudo, pode ficar tranquilo(a), pois a versão digital não cobra valor extra, desde que você tenha a versão mais atual da CNH impressa.

Gostou das informações?

Esse texto foi desenvolvido para que você saiba exatamente todas as informações mais importantes sobre a CNH Digital. Para finalizar, gostaria de ressaltar que a CNH Digital NÃO SUBSTITUI a CNH impressa. Tendo entendido o conteúdo, recomendo que leia nossos outros conteúdos, como material sobre Brasil Sorridente e Auxílio Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here