Auxílio Brasil: o que é, quem pode receber e muito mais

Quer fazer parte do Auxílio Brasil? Entenda tudo sobre quem pode se cadastrar, quanto você irá receber e muito mais!

- Publicidade -

O Auxílio Brasil chegou como substituto do antigo programa governamental, o Bolsa Família, para auxiliar famílias de baixa renda. Ele possui novas regras de adesão, bonificações diferenciadas e pretende atender principalmente famílias em situação de extrema pobreza, apesar de também enquadrar aquelas em situação de pobreza, mas com certas condições.

O cadastro e participação do programa é muito simples, e as famílias que já estiveram anteriormente veiculadas a outros programas sociais terão prioridade para receber os benefícios. Basta checar se você se enquadra no perfil e realizar a renovação do cadastro para dar início no programa Auxílio Brasil.

- Publicidade -

Quer entender mais sobre o perfil de quem poderá se inscrever no programa Auxílio Brasil e as demais condições para recebê-lo? Então fique atento a esse artigo, onde estaremos pontuando tudo que você precisa saber para fazer parte e os valores que poderão ser disponibilizados.


Qual o objetivo do programa Auxílio Brasil?

Novo auxílio emergencial de 600 reais; Veja se tem direito e como solicitar

Com o aumento de famílias em situação de vulnerabilidade social no Brasil, tornou-se necessário a ampliação de programas sociais que buscam melhorar as condições de vida dessa parcela da população, especialmente aquelas que possuem crianças e adolescentes em período de creche ou escolar.

Em decorrência disso, nasceu o Auxílio Brasil, que substitui seu antecessor, a Bolsa Família, oferecendo um valor maior e com condições diferentes, que podem ser bastante benéficas ao incentivar o desenvolvimento pessoal. O programa é dedicado a alguns grupos sociais:

  • Famílias em situação de extrema pobreza;
  • Famílias em situação de pobreza;
  • Famílias em regra de emancipação.

Se encaixando em algum desses critérios, é possível que você receba o Auxílio Brasil. Entretanto, se faz necessário estar atento às condições, atualização de cadastro e outros critérios que podem acabar bloqueando sua participação.

Como fazer parte do programa Auxílio Brasil?

Existem duas possibilidades de adesão ao programa. Primeiro, como mencionado, se você já foi anteriormente vinculado à Bolsa Família, é necessário apenas demonstrar interesse para seguir recebendo o valor, mas caso você não tenha anteriormente participado, é possível iniciar seu cadastro do zero.

(Imagem/Reprodução: Prefeitura de Tucano)
(Imagem/Reprodução: Prefeitura de Tucano)

Primeiro, garanta que você já possui registro no Cadastro Único, que pode ser realizado ou pelo site do governo ou através de um app (também é possível procurar a assistência social). Após isso, é necessário buscar pelo órgão responsável pelo cadastramento das famílias em programas sociais na sua cidade.

Não esqueça de verificar se você possui em mãos documentos necessários para a sua aprovação no programa. Para o responsável da família, é preciso apresentar o CPF ou título de eleitor, para os demais membros, qualquer outro documento, até mesmo a certidão de nascimento, serve.

Lembrando que se a família não possuir documentação de algum dos membros para o cadastro no Auxílio Brasil, será de responsabilidade do assistente social orientar quais serão os passos necessários para esse processo.


Quanto cada família recebe?


O valor depende primeiramente da renda inicial da família. O objetivo é que famílias em extrema pobreza (até 89 reais mensais por pessoa) recebam um valor mínimo de 140 reais por pessoa ao mês, mais benefícios caso possuam crianças, adolescentes, bebês ou grávidas na família.

Para famílias que ultrapassam o valor de 89 reais, é dado o benefício de acordo com a presença de crianças, grávidas, bebês e adolescentes em período escolar. Além disso, em ambos os casos, é garantido algumas bonificações extras, confira clicando aqui.


Pronto para a realização do seu cadastro?


Lembre-se que após realizar seu cadastro é necessário estar sempre com seus dados atualizados e demonstrar interesse para se manter vinculado. Caso tenha restado alguma dúvida, não deixe de visitar o portal oficial do governo e compreenda mais sobre o Auxílio Brasil.

E se você quiser ficar por dentro de mais informações sobre benefícios governamentais, programas sociais e outras novidades, não deixe de visitar o nosso site de notícias: Seriador na Veia Tech! Te aguardamos lá.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here