CNH Social: saiba como ter acesso ao programa!

- Publicidade -

Existem diversos documentos que são essenciais aos brasileiros em diferentes contextos. Caso você queira dirigir legalmente, é necessário ter o documento CNH. Contudo, sabemos que não é barato ter acesso ao documento, fazendo com que o Governo sentisse a necessidade de desenvolver o programa CNH Social.

Há muitas notícias interessantes ao redor da CNH. Inclusive, já escrevemos uma matéria dedicada ao documento em sua versão digital. Contudo, sabemos que é importante também debater sobre a CNH Social, tendo em vista que é um programa que pode dar oportunidades transformadoras para muitas pessoas no Brasil inteiro.

- Publicidade -
cnh social
(Reprodução: Pexels)

O Brasil possui uma grande quantidade de programas sociais, como Auxílio Brasil e até mesmo serviços destinados à população, como o Brasil Sorridente. Inclusive, já falamos sobre alguns desses programas. Ou seja, faz total sentido que o programa CNH Social também ganhe espaço em nosso portal.

O que é CNH?

Antes de saber mais informações sobre a CNH Social, é interessante que você entenda, pelo menos, o básico acerca da CNH tradicional. Afinal, sabemos que muitas pessoas têm um conhecimento muito superficial sobre esse documento que possui uma grande importância no nosso contexto nacional.

CNH é a sigla para se referir à Carteira Nacional de Habilitação. Esse é um documento obrigatório para todos aqueles que pretendem usar automóveis para se locomover enquanto motoristas. Afinal, passageiros não precisam de comprovações que estão aptos para dirigir.

LEIA TAMBÉM: 4 apps para mudar o toque do celular!

Há muitas críticas quanto a necessidade da existência da CNH. Contudo, a verdade é que sabemos que o trânsito nem sempre é um ambiente seguro, isso com as regras já vigentes e a necessidade de possuir a CNH. Portanto, sem a existência da CNH, é bem provável que o número de acidentes existentes fossem bem maiores.

(Reprodução: Pexels)

Contudo, uma crítica que continua forte e que provavelmente foi o que deu origem ao CNH Social é referente ao valor que é necessário pagar para conseguir a habilitação. Milhares de pessoas sonham com a tão querida habilitação, mas não chegam a conquistar justamente por ser um valor muito alto.

Vale lembrar que não basta pagar o valor referente ao serviço prestado pelo DETRAN, mas também é preciso pagar por uma autoescola. Juntando os dois valores, o custo se torna bem elevado. Ou seja, as pessoas mais pobres acabam ficando impossibilitadas de ter acesso ao documento. 

Categorias 

O CNH Social funciona com as mesmas características do documento original. Afinal, o CNH Social será apenas uma forma de conseguir seu documento. Dessa forma, você terá acesso da forma tradicional. Pensando nisso, iremos te mostrar quais são as categorias e quais são suas características e limitações.

(Reprodução: Pexels)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que autoriza uma pessoa a conduzir veículos automotores no Brasil. Existem cinco categorias de CNH, de acordo com o tipo e o peso do veículo:

  • Categoria A: habilita a condução de veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, triciclos e ciclomotores.

LEIA MAIS: Seu celular está com a memória cheia? Saiba como esvaziar!

  • Categoria B: habilita a condução de veículos de quatro rodas, cujo peso bruto total não exceda 3.500 kg e a lotação não exceda oito lugares, excluído o do motorista. Exemplos: automóveis, caminhonetes e utilitários.
  • Categoria C: habilita a condução de veículos de quatro rodas, cujo peso bruto total exceda 3.500 kg e a lotação não exceda oito lugares, excluído o do motorista. Exemplos: caminhões e ônibus sem reboque ou semirreboque.
  • Categoria D: habilita a condução de veículos de quatro rodas, utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda oito lugares, excluído o do motorista. Exemplos: ônibus e micro-ônibus com ou sem reboque ou semirreboque.
  • Categoria E: habilita a condução de veículos das categorias B, C ou D que sejam articulados ou acoplados a um reboque ou semirreboque cujo peso bruto total exceda 6.000 kg. Exemplos: carretas e bi-trens.

O que é CNH Social?

A CNH Social é um programa do Governo Federal que visa facilitar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda. O programa oferece isenção ou desconto nas taxas do Detran, exames médicos e aulas teóricas e práticas para os candidatos que se enquadram nos critérios de seleção. 

(Reprodução: Pexels)

A CNH Social é uma oportunidade para quem deseja se habilitar para dirigir ou pilotar um veículo, mas não tem condições financeiras de arcar com os custos do processo. Além disso, a CNH Social pode ajudar na inserção no mercado de trabalho, especialmente no setor de transporte.

Para participar da CNH Social, é preciso atender a alguns requisitos, que podem variar de acordo com o estado onde o programa é oferecido. Em geral, os requisitos são:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Estar desempregado há mais de um ano;

VEJA AQUI: Gosta de futebol? Então saiba como assistir on-line!

  • Ser aluno da rede pública com bom desempenho escolar;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser ex-presidiário;
  • Ser agricultor;
  • Ser beneficiário do Bolsa Família.

Os interessados devem se inscrever no site do Detran ou do órgão responsável pelo programa em seu estado, preenchendo um formulário e apresentando os documentos solicitados. As vagas são limitadas e os candidatos são selecionados por meio de um sorteio ou de uma análise socioeconômica. Após serem aprovados, os candidatos devem realizar as etapas do processo de habilitação, que incluem:

cnh digital
(Reprodução: Pexels)

– Aulas teóricas e exame;

– Aulas práticas e exame;

– Exames médicos.

VEJA TAMBÉM: O Auxílio Cesta Básica está se tornando cada vez mais importante no Brasil. Saiba tudo!

A CNH Social é um projeto que beneficia milhares de brasileiros que sonham em ter sua carteira de motorista. Por isso, é importante ficar atento aos prazos e às normas do programa em seu estado, e não cair em golpes que prometem a CNH Social por meio de aplicativos ou redes sociais. A inscrição oficial é feita somente nos sites oficiais dos órgãos competentes.

ATENÇÃO!

Esse não é um projeto que está normalizado no Brasil inteiro, é um projeto estadual. Dessa forma, cada estado tem uma configuração diferente para o seu funcionamento. Portanto, é interessante que você busque se informar no seu estado qual é a forma de funcionamento do projeto CNH Social.

Gostou das informações?

Essa matéria foi construída para te trazer informações úteis sobre o programa CNH Social. Caso tenha gostado, aproveite para ler sobre programas sociais e apps que podem te ajudar a facilitar sua vida, tudo aqui no nosso portal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here