Brasil Sorridente: saiba como ir ao dentista de graça!

- Publicidade -

O Brasil é repleto de pessoas com capacidades incríveis e dispostas a se dedicarem para conseguir conquistar seus sonhos. Todavia, sabemos que, infelizmente, nem todos conseguem ter acesso aos recursos mínimos para batalhar pelos seus sonhos. Por isso, ferramentas como o Brasil Sorridente são essenciais para a conquista dos seus objetivos.

Há quem acredite que programas sociais são desenvolvidos para sustentar pessoas que não querem trabalhar, e assim, acabar destruindo comércios. Neste caso, por exemplo, acabar com dentistas particulares. Entretanto, sabemos que programas como o Brasil Sorridente têm objetivos bem diferentes desse.

- Publicidade -
Brasil Sorridente
(Reprodução: Pexels)

Afinal, esses programas sociais possuem o objetivo de ajudar para que pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social consigam ter acesso a recursos mínimos para, assim, ir em busca de oportunidades para ter uma melhor qualidade de vida. Portanto, esses programas são muito importantes.

Saiba tudo sobre o Brasil Sorridente

O Brasil Sorridente é um programa que funciona no Brasil, mas que ainda gera muitas dúvidas. Há muitas pessoas que não sabem sequer quais são os campos de atuação do projeto. Dessa forma, vamos falar através dessa matéria como é possível ter acesso aos benefícios desenvolvidos pelo Brasil Sorridente.

Aliás, vamos também comentar sobre a possibilidade de consultar informações através da internet. Afinal, temos aplicativos para diferentes funções. Dessa forma, podemos imaginar que também há aplicativos para conseguir consultar informações referentes a programas importantes destinados à saúde pública.

O que é o Brasil Sorridente?

O projeto Brasil Sorridente é um programa do Governo Federal brasileiro, criado no ano de 2004, que tem como objetivo promover a saúde bucal da população por meio de ações de prevenção, diagnóstico e tratamento odontológico. O programa é coordenado pelo Ministério da Saúde e conta com a participação de estados e municípios na implementação das ações.

(Reprodução: Pexels)

O Brasil Sorridente oferece diversos serviços gratuitos focados em saúde bucal em unidades de saúde, como consultas, tratamentos dentários, cirurgias, próteses dentárias, entre outros. Além disso, o programa também realiza ações de educação em saúde, como orientações sobre higiene bucal e prevenção de doenças.

Leia mais: 3 apps para liberar memória do seu celular

A intenção principal do programa é reduzir a incidência de doenças bucais na população do Brasil e ainda conseguir melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, especialmente aqueles que não têm acesso aos serviços privados de saúde. O Brasil Sorridente é considerado um dos programas mais bem-sucedidos do governo brasileiro na área da saúde.

Quais são os serviços ofertados pelo Brasil Sorridente?

Como você deve imaginar, o Brasil Sorridente tem um conjunto de serviços apresentados para conseguir ajudar o máximo de brasileiros possíveis. Dessa forma, é interessante que você entenda quais são os serviços ofertados para que saiba como o programa conseguirá te ajudar a resolver seus objetivos.

  • Consultas odontológicas: consultas para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças bucais.
  • Tratamentos odontológicos: tratamentos para prevenção e controle de cáries, gengivites, periodontites e outras doenças bucais.
  • Restaurações dentárias: restauração de dentes danificados por cáries ou fraturas.
  • Extrações dentárias: remoção de dentes com problemas irreversíveis, como cáries profundas, fraturas ou doenças periodontais avançadas.
(Reprodução: Pexels)
  • Endodontia: tratamento de canal para remover tecido infectado ou inflamado da polpa do dente.
  • Cirurgia oral menor: procedimentos cirúrgicos como remoção de dentes do siso, biópsias e tratamento de lesões bucais.
  • Prevenção e promoção da saúde bucal: serviços educacionais e preventivos, como aplicação de flúor, limpeza dental, orientações sobre higiene bucal, entre outros.
  • Próteses dentárias: confecção e colocação de próteses dentárias totais ou parciais para pacientes que perderam os dentes.

Como você deve ter percebido, a lista de serviços ofertados pelo Brasil Sorridente é longa. Dessa forma, é bem provável que seu problema consiga ser resolvido ou ao menos sofra alguma intervenção positiva. Portanto, aproveite o máximo possível dessa ferramenta pública que é destinada à população.

Quem tem direito?

O Brasil Sorridente é destinado a todos os brasileiros que necessitam de serviços de saúde bucal, mas é especialmente voltado para pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes não têm condições financeiras para arcar com tratamentos odontológicos em clínicas particulares.

Leia também: 4 apps para toques de telefone

São considerados públicos prioritários do programa o público infantil, gestantes, idosos e pessoas com deficiência. Além disso, o Brasil Sorridente também atende comunidades indígenas e quilombolas. Para ter acesso aos serviços do programa, é necessário estar cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS) e procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para agendar uma consulta com um dentista.

Como ter acesso aos serviços?

O acesso ao Brasil Sorridente pode variar de acordo com o município e o estado em que a pessoa reside. No entanto, em geral, o programa é oferecido em unidades básicas de saúde, postos de saúde, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e em unidades móveis que percorrem as comunidades.

(Reprodução: Pexels)

Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo Brasil Sorridente, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência e agendar uma consulta com um dentista. Algumas unidades de saúde oferecem atendimento por ordem de chegada, mas a maioria exige o agendamento prévio. É importante levar um documento de identificação e o Cartão Nacional de Saúde (CNS), caso possua.

Veja também: Cesta básica 2022: entenda tudo!

No caso de pacientes que precisam de próteses dentárias, a avaliação para indicação do tipo de prótese necessária é feita pelo dentista na unidade de saúde. A confecção da prótese pode ser realizada na própria unidade de saúde ou em laboratórios credenciados ao programa.

(Reprodução: Pexels)

É importante ressaltar que o Brasil Sorridente é um programa destinado a atender a população de baixa renda e, portanto, é necessário comprovar a condição socioeconômica para ter acesso aos serviços gratuitos.

Leia mais: Auxílio Brasil: entenda tudo!

Caso você queira saber sobre a disponibilidade do programa na região em que você mora, saiba que o Brasil Sorridente tem um portal na Internet no qual você pode ter acesso a algumas informações como essa. Caso tenha interesse, basta clicar aqui para conseguir encontrar algumas dessas informações.

Gostou das informações?

Essa matéria foi escrita para te trazer muitas informações sobre o programa Brasil Sorridente. Caso tenha gostado, saiba que temos outros conteúdos interessantes de temas como campeonatos de futebol e aplicativos que vão te permitir assistir partidas esportivas através do seu aparelho celular.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here